quarta-feira, março 25, 2009

1984

...O mundo começou Pelo menos pra mim... Há algum tempo eu vinha pesquisando sobre as coisas que aconteceram no ano em que eu nasci. Parecia coisa de maluco, mas para mim que adoro tudo que aconteceu antes do meu nascimento foi muito interessante, costumo dizer que eu nasci na década errada. Por isso o interesse de saber o que aconteceu na minha época e eu gosto...Bom a pesquisa foi maravilhosa e como não sei contar história sem fazer scrap, fui eu lá fazer um álbum... No fim do ano arrumando meus papéis percebi que eu tinha guardado muitos retalhos que se não usasse naquele momento não usaria nunca mais, tem sido lançado tanta coisa bonita que com a correria do tempo não conseguimos usar tudo que queremos... então no fim do ano passado me presentei com esse álbum {1984... Um álbum que foi feito com todos retalhos que tinha e com a pesquisa que eu vinha fazendo. Pra mim "scrap" precisa ter escrita feito à mão, afinal isso dá um toque rico e personalizado, mesmo que não gostamos da nossa letra, seja uma frase se quer temos que escrever, afinal são nossas memórias registradas ali...nesse álbum abusei da minha letra... 1984 - “Um ano cheio de acontecimentos...” Ano que mesmo antes de existir tornou-se título de um romance escrito por George Orwell no ano de 1948, nesse livro ele descreveu um futuro baseado nos absurdos daquele presente. Por isso 1984, o contrário do ano em que eles estavam. *Nesse ano surgiu no Brasil o movimento das DIRETAS JÁ!!! *Tancredo Neves vence Paulo Maluf sendo eleito Presidente da República. *Aconteceu a conclusão da represa de Itaipú no Rio Paraná. *Nesse ano Brunei tornou-se um país independente. *A Apple lançou o primeiro Macintosh que viria revolucionar a história da computação. *Na Missão Salyut 7, a cosmonauta Svetlana savitskaya tornou-se a primeira mulher a fazer um passeio no espaço. *Foi inaugurada a Usina Hidrelétrica Tucuruí, a maior do Brasil. *Reino unido e a China Popular assinam acordo que determina devolução de Hong Kong aos chineses a partir de 1997. *Nesse ano também foi exibido na televisão brasileira pela primeira vez o seriado CHAVES, que é sucesso até hoje no SBT.
E a partir dessa ideia montei uma aula, dei uma mudada na encadernação do álbum e fiz algo mais coletivo que combinasse com a história do ano de cada aluna, sendo que ele continuou cheio de retalhos, páginas de vários tamanhos e muita coisa pra contar...
Foi uma delicia saber os fatos e boatos do ano em que nascemos, no meu teve muita coisa legal...
E ficou assim, uma história como em um filme cheia de fatos, cenas e imagens...
No escurinho do cinema...
*A filha dos trapalhões (Comédia) *Bete Balanço (Drama/Musical) *FOOTLOOSE – Ritmo Louco (Musical) *Um tira da pesada (Policial) *Karatê Kid – A hora da verdade (Policial) *Gremilins (Aventura) *O Exterminador do futuro (Aventura) *Indiana Jones e o Templo da perdição (Aventura) *Jornada nas estrelas 3 (Ficção) *A Colheita Maldita (Terror) *Sexta-Feira 13 – O capítulo final (Terror) primeira aparição de Fred
Nesse ano tivemos a perda de...
* Johnny Weissmuller, o famoso Tarzan do cinema.
*Roelof Frankot, pintor heerlandês.
*Mano Décio da Viola, compositor.
*Leny Eversong, cantora de Jazz e Bossa Nova.
Nasce o primeiro bebê de proveta brasileiro, Ana Paula Caldeira.
Nasceu também Junior Lima (cantor), Luiza Possi (cantora), Avril Lavigne (cantora),Hélida Regiane Cordeiro (Publicitária). Na realeza, Andrea Casiraghi (filho da princesa de Mônaco), príncipe Harry de Gales e EU...
Na música… No ano anterior RITA LEE lançou o LP “Bom Bom” com Roberto di Carvalho. Realizou turnê dando início aos mega-shows. Em 1984 deu uma “sumidinha” deixando os fofoqueiros sem notícias. Sendo assim, inventaram Rita estar com leucemia. E no ROCK IN RIO 84 ela apareceu em um show digno de uma rainha com uma peruca para tirar “sarro” de todos que inventaram essa história. Mais tarde faria um especial na Rede Globo implacando um hit intitulado “Não Titia, eu não tô com leucemia...”.
------------------------------- Michael Jackson ganha um recorde de 8 Grammys pelo álbum Thriller. Entre eles álbum do ano e composição do ano, com Billy Jean. Ganhou 20 discos de planita nos EUA e entra pro livro dos Recordes. Deu-se início a turnê Victory tour e a despedida de Michael Jackson dos Jacksons 5.
----------------------------------
Acontece o primeiro VMB em Nova Iorque. Madonna faz a performance vestida de noiva cantando Like A Virgin. É lançado o quarto álbum do U2 e o disco “PowerSlave” do Iron MAiden. E 36 artistas gravam “Dothey Know It’s Christmas”, para arrecadar fundos para as vítimas da fome na Etiópia.
Alguns hits do ano... *Ronca Ronca (Lulu Santos e Rita Lee) *Maior Abandonado (Barão Vermelho) *Meu Erro (Paralamas do Sucesso) *O Último Romântico (Lulu Santos) *Meu ursinho Blau Blau (Absyntho) *Companheiro (Dominó) *Weekend (Blitz) *Toda Forma de Poder (Engenheiros do Hawaii) *Corações Psicodélicos (Lobão) *Lilás (Djavan) *Vamos Fugir (Gilberto Gil) *Sonífera Ilha (Titãs) *Podres Poderes (Caetano Veloso) *Linda Juventude (14 Bis) *Deixa eu te amar (Agepê) *Só você (Vinicius Cantuaria) *All night long ( Lionel Richie) *I Just called to say I LOVE YOU (Stevie Wonder) *Total eclipse of the heart (Jim Steiman) *Like A Virgin (Madonna)
Um recado de mim para eu...
...Vivendo e aprendendo a jogar...
Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar!
Foi muito bom fazer montar essa aula, tentei ao máximo mostrar várias possibilidades de como usar os retalhos de papéis, fora que foi ótimo saber dos acontecimentos do ano de cada uma...
A principio era só uma turma no sábado, o pessoal gostou tanto desse tema,
que montamos mais uma turma na segunda, mais uma nesse quinta
e estamos quase com uma outra turma fechada para uma próxima data.
Turma da segunda trabalhando...
No sábado as meninas estavam tão animadas que nem deu tempo para fotos,
na segunda tentamos posar para algumas fotos,
mas em meio a tanta risada não ficaram tão boas assim...rsrsrs...
sessão 10 segundos...correndo para sair na foto...
Pose final...e as risadas não param....rsrsrsr...
Foi muito bom...eu adorei...e rever as fotos da evolução de cada pessoa foi maravilhoso.
Uns foram chiques, outros foram anjinhos de procissão, garota propaganda de boneca....teve até que limpasse quintal de rodo...rsrsrsrs...
---------------------------------------
Um beijo , um abraço e um aperto de mão...
Deus abençoe;
AdrianoJS

8 comentários:

  1. Adorei este post, principalmente pela lembrança de acontecimentos que prá mim, pareciam tão recentes, agora levei um choque!!! Já faz 25 anos que tudo isto aconteceu???
    bjssss!!!
    Zelandi

    ResponderExcluir
  2. Adriano
    Que idéia maravilhosa!!! Ammei!!! Parabén pelo lindo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post!!!! Haja página pra fazer desde 84!!! kkkkkkkkkkkkkk

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Adorei as fotos e o curso , claro...DEUS te abençõe nas inspirações, criações e que ELE permita que essas bençãos respinguem em nos.

    ResponderExcluir
  5. POW ADOREI O BLOG, EU COMPREI UMA CAMISETA, QUE TEM ESTAMPADO O DITO ANO DE 1984 E EU ADORO UMA MOSICA DO RED HOT, QUE TAMBEM SITA O ANO DE 84, E FIZ UMA PESQUISA QUE ME LEVOU A ESSE BLOG, ME DEU UMA LUZ NO ENTANTO NÃO RESPONDEU MINHA PERGUNTA...MESMO ASSIM OBRIGADA!!!ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  6. adorei o blog, fazia eu uma pesquisa, sobre os acontecimentos do ano de 84, e cá parei...abraço querido.

    ResponderExcluir
  7. Olá, me chamo Simone, sou de Natal/RN!
    Cara... parabéns pelo blog, achei lindo, criativo e inspirador. Também nasci em 1984 e não sabia o tanto de coisas que aconteceram naquele ano. Você fez um belo trabalho, além de visualmente lindo!!
    Estou montando um memorial sobre a minha pessoa e confesso que estava travada, sem ideias, sem um pingo de criatividade. Pesquisando na net o que tinha acontecido em 1984 para dar o passo inicial no memorial, encontrei seu blog e pronto... clareou tudo. Preciso lhe dizer que, mesmo sem uma autorização "formal", vou usar o seu papel de parede (achei massa).
    Vou salvar o endereço nos favoritos... um trabalho desses é digno de se ter e de se difundir.
    Valeu... um abraço cheio de alegria e boas energias como o seu site.

    Marta Simone

    ResponderExcluir
  8. Legal eu também nasci em 94 somos demais...

    ResponderExcluir